Próxima B, Uma alternativa para a Terra?

Cientistas, astrônomos profissionais e amadores dedicam bastante tempo e energia de suas vidas, para encontrar um planeta que possa ser considerado habitável. Entre outras condições, este planeta deve possuir água em estado líquido e estar orbitando uma estrela que fique próxima do nosso sistema solar.

Para deleite dos entusiastas da vida extraterrestre, em agosto de 2016, foi anunciado na revista Nuture, a descoberta de Próxima B. Este planeta orbita a pequena estrela anã vermelha, Próxima Centauri, dentro de uma zona temperada, numa distância perfeita para conter água em estado líquido. A presença de água, é um fator primordial para o desenvolvimento de vida na forma em que conhecemos.

alemdosgreys_proximab-4

Segundo pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), Próxima B está na distância certa para ser potencialmente habitável. O comunicado diz: “O planeta pode muito bem conter água líquida em sua superfície e também algumas formas de vida”.

Próxima Centauri, está localizada a apenas 4,25 anos-luz da Terra. Em termos astronômicos, é considerado muito perto, mas os seres humanos levariam milhares de anos para fazer uma simples visitinha. É sempre bom lembrar que a tecnologia terráquea atual ainda é muito rudimentar, quando comparada à de outras civilizações que visitam a Terra.

Acredita-se, que o Próxima B, tenha uma massa aproximadamente 1,3 vezes a do planeta Terra. Um ano em Próxima B duraria apenas 11,2 dias, isto devido a curta distância de sua orbita em torno de Próxima Centauri, cerca de 7,5 milhões de km. Em termos comparativos, equivaleria a apenas um decimo da distância que Mercúrio orbita o Sol ou cerca de 5% da distância entre a Terra e o Sol. Mas isso não significa que Próxima B seja super quente, tal característica ocorre porque a estrela anã vermelha, além de menor, é mil vezes mais fraca do que o nosso Sol.

Os cientistas afirmam que uma consequência da proximidade do planeta Próxima B com sua estrela anã vermelha seria o relacionamento entre eles. Para os estudiosos, equivaleria ao relacionamento do planeta Terra com a Lua, ou seja, um fica sempre com a mesma face virada para o outro. Na prática significa que Próxima B teria um lado eternamente escuro e frio e o outo lado constantemente exposto à luz. Certamente isso é apenas um hipótese baseada na aplicação de leis da física e da química.

alemdosgreys_proximab-3

A equipe do astrofísico Bastien Brugger, acredita que Próxima B possa conter apenas água, isto é, um imenso oceano. Para os cientistas, este planeta seria coberto por um único oceano líquido com 200 km de profundidade e uma atmosfera fina e gasosa tornando-o potencialmente habitável.

O Bilionário, físico e empresário russo Yuri Milner, é um investidor em capital de risco e quer chegar a Próxima B em 20 anos. Esta ideia pode até parecer loucura mas conta com o apoio do renomado físico Dr. Stephen Hawking.

Talvez Próxima B seja a descoberta científica mais importante feita pelos cientistas, principalmente se os estudos concluírem que ele possui condição ideal para abrigar vida. Esperamos que a paixão de cientistas e astrônomos em encontrar planetas habitáveis, inspire as futuras gerações a se interessar pelo nosso universo continuando assim a procura por vida extraterrestre e planetas habitáveis além das estrela.

Poderia a descoberta de um planeta habitável ser a salvação da humanidade em caso de uma catástrofe global?

O que você acha? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!

Inscreva-se no canal Além dos Greys no YouTube:

http://www.youtube.com/channel/UCI_BoijGnZ9ImPhlcyMEl5g

Confira este e outros assuntos sobre OVNIs, UFO, abdução e muito mais em nossa revista

OVNIs – UFO no: Flipboard http://flip.it/gNNce

Siga-nos também no:

Facebook: http://www.facebook.com/alemdosgreys

Twitter: http://twitter.com/alemdosgreys

Fontes:

g1.globo.com, revistagalileu.globo.com, newscientist.com, bbc.com, independent.co.uk/news/science, wikipedia.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s